quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um silêncio herético

0comentários
 
A Mentira Sagrada
Luis Miguel Rocha
Porto Editora


Luis Miguel Rocha é dos autores portugueses que mais vende em todo o mundo e é o únco a ter estado no top dos mais vendidos do New York Times.
“O Último Papa” e “A Bala Santa” levaram este jovem escritor de Viana do Castelo, e agora radicado no Porto, a assinar um contrato milionário com a editora Putnam, a versão americana da inglesa Penguin Books. O contrato prevê o lançamento de três thrillers religiosos, um por ano. O primeiro já foi lançadoe chama-se “A Mentira Sagrada”.
Se no “O Último Papa” acompanhamos o curto papdo, 33 dias, de João Paulo I, e no “Bala Santa” seguimos de perto a trama por tràs do atentado a João Paulo II, em 1981, agora é a vez de seguirmos uma trama repleta de homicídios no início do pontificado de Bento XVI.
Mudam-se os papas e as polémicas mas mantém-se um elemento comum: Sarah Monteiro. Esta jornalista portuguesa que trabalha para o The Times volta a ser arrastada para uma investigação muito perigosa sobre a possibilidade de Jesus Cristo nunca ter sido crucificado. Aliás este romance coloca em causa muitas das coisas que temos por certas. Será que a maior parte dos protagonistas da Bíblia existiram? Jesus nasceu mesmo em Belém? Um documento encontrado em Qumran pode ajudar a tirar muitas dúvidas e muitas vidas.
Acompanhada pelo padre/detective Rafael Santini, Sarah vai desmontar mais uma trama complexa que envolve os braços mais negros e desconhecidos da igreja católica.
Luis Miguel Rocha é muitas vezes comparado a Dan Brown. Se isso significa bons thrillers e tramas envolventes, então creio que o autor português não terá pelo que se aborrecer com a comparação.
Este é um belíssimo livro cheio de informação sobre os bastidores da Santa Sé, crimes, conspirações e suspense. Incompreensível continua a ser o muro de silêncio que levou a que este autor seja mais conhecido no estrageiro que no seu país.
Este romance tem tudo para ser um best-seller e a Porto Editora fez uma aposta que só pode ser ganhadora.


 

Marechal na reserva © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates