quarta-feira, 8 de junho de 2011

Há moscas na ilha da fantasia

0comentários

Alçapão
João Leal
Quetzal

“Alçapão” é a feliz estreia literária de João Leal. Trata-se de um romance de mistério que parte de um jovem criado num lar para crianças desfavorecidas, onde prevalecia a violência entre pares, para uma viagem a uma ilha fantástica.
À semelhança do que acontece no “Senhor das Moscas”, do nobelizado William Golding, aqui também temos bem presente a violência extrema entre crianças forçadas a organizar-se sem controlo parental ou institucional.
Os padres, que surgem sempre como entidades ausentes e preocupadas somente com aspectos burocráticos, deixam que os jovens se estratifiquem e imponham um código penal muito violento.
Rodrigo, depois da morte dos pais, é forçado a crescer nesse ambiente até ao dia em que é salvo por um padre que troca a sotaina pelo jazz.
O seu amigo Jorge é salvo pela arte e pela necessidade de refazer a sua história familiar. Estes dois homens vão embarcar numa viagem que os vai levar muito mais longe do que alguma vez imaginaram.
João Leal cruza, neste romance, a realidade mais crua com um intenso universo fantástico. Um livro a descobrir, num género particular e que conta, em Portugal, com poucos e bons cultores como se adivinha que João Leal possa vir a ser.

 

Marechal na reserva © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates