quinta-feira, 29 de julho de 2010

"1910 uma antologia literária"

                               1910 uma antologia literária
           Miguel Real, Teolinda Gersão, Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Urbano Tavares Rodrigues e Mário de Carvalho
                                              D Quixote

As efemérides são oportunidades para a indústria editorial faturar. A cada comemoração lá aparece uma chuve de livros sobre o tema em questão. Com o aproximar dos 100 anos da República, não faltam títulos a celebrar a data. No meio de tanta oferta há que destacar uma iniciativa louvável da D Quixote. Portugal é um país que trata muito mal o conto, daí que um volume, ainda que pequenino, de contos é sempre de louvar. Se disser que os contos estão assinados por Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Mário de Carvalho ou Urbano Tavares Rodrigues, não é preciso dizer mais nada sobre a garantia de qualidade.
“1910 uma antologia literária” junta alguns dos nomes mais interessantes da literatura portuguesa e bem habituados a habitar o terreno do conto.
Cada um dos autores reinterpretou a revolução à luz dos temas e ambientes que mais trabalham nas suas obras e isso acaba por transformar este livro numa porta de entrada para as suas criações.
No “Rosto de Portugal” de Miguel Real, encontramos um D. Manuel nos momentos que antecederam o embarque no navio D. Amélia rumo ao exílio. Este é um conto que nos coloca perante a necessidade do monarca em levar um sinal de que o regresso é possível, e apresenta um dos habitas preferidos de Miguel Real, o romance histórico.
Teolinda Gersão no conto “1910” recentra a revolução na questão da emancipação da mulher. Teolinda parte deste conto para questionar a possibilidade de novos caminhos de afirmação da mulher na sociedade e na política. Já Urbano tavares Rodrigues leva-nos para o terreno da paixão. Um homem apanhado pela implantação da República nos braços da amante parte para a frente de combate às tropas leias ao rei e encontra um novo amor.
Um homem que à medida que se encanta com a jovem esposa se vai desapontando com o regime, com a política e com o rumo da história.
“1910 uma antologia literária” é uma ótima escolha para uma tarde de praia e para descobrir leituras futuras.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Marechal na reserva © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates